Japão lança novo satélite para desvendar mais mistérios do universo

O Japão lançou com sucesso esta quarta-feira um foguetão H-2A, a partir do Centro Espacial de Tagashima, em Kagoshima, no sudoeste do país. O objetivo da missão é colocar em órbita da Terra um novo satélite de observação astronómica para estudar os fenómenos em curso junto dos agora de novo famosos buracos negro.

Este lançamento acontece dias depois da confirmação, nos Estados Unidos, e a partir da colisão de dois buracos negros a 1,3 mil milhões de de anos-luz da Terra, da existência de ondas gravitacionais, o que comprovou a teoria defendida há 100 anos pelo físico alemão Albert Einstein.


O “Astro-H”, como foi batizado o satélite nipónico, tem como particularidade a capacidade de detetar raios-X no espaço, algo impossível a partir da Terra, com os atuais instrumentos, devido a assimilação pelo próprio planeta desses mesmos raios-X. Em comparação com um satélite comum, o Japão alega que este Astro-H chega a ser 100 vezes mais sensível aos raios-X.

O lançamento do H-2A pela JAXA, a agência japonesa de exploração espacial, esteve previsto para a passada sexta-feira (12 de fevereiro) um dia após a confirmação das ondas gravitacionais. A missão teve, contudo, de ser adiada para esta quarta-feira devido às más condições climatéricas.

Conteúdo mais visitado

Entre em contato conosco através do nosso email:
contato@euastronomo.com.br