Dicas: Como estudar Física para concursos!



 https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhn0YJudCRiJBM0-s3Jpv5015ZYVhsRwWu3-ZN2weahIZ5Ka2aUB6w8O5RVXS9AfBv4yu33_73ryvtXLpIHpjxP-jhqhtbME_wMgqlK2tsfr70JGjH_GCwuATfE9_oEkbsqodq0d1okBMs/w800-h800/fis-logo0925.png





Se seu objetivo é estudar para concurso ou para o próximo ENEM, a principal dica é que o candidato estude bastante os tópicos relacionados a mecânica, energia e eletricidade. "Em termos de conteúdo específico, temas ligados a transformações de energia, energia térmica, mecânica newtoniana e eletricidade, principalmente envolvendo circuitos elétricos de residências, são os mais pedidos na prova", afirma o professor e supervisor de física do curso Anglo, Ronaldo Carrilho.

Mônica Nunes, professora de Física da Oficina do Estudante chama a atenção para a relação da matéria com o cotidiano dos estudantes. "Estar antenado a notícias e situações cotidianas é essencial, pois o Enem preza por conteúdos que tenham relação com o dia a dia do estudante", afirma. Outra dica de Mônica é ter muita atenção ao ler o enunciado, gráficos, tabelas e figuras. Segundo ela, isso é fundamental para o bom desempenho do aluno, pois muitas vezes esses itens trazem informações que são úteis na resolução da questão.

Fenômenos ondulatórios e um pouco de óptica também costumam aparecer. São perguntas que envolvem, por exemplo, contas de energia elétrica relacionando a energia consumida com a potência de aparelhos, utilização e propagação de ondas eletromagnéticas e hidrostática, energia térmica. "São muitas as maneiras de se cobrar esses conteúdos, mas é difícil o Enem fugir de certo modelo, por isso, é interessante resolver questões de provas anteriores", aconselha Mônica.

Em termos de conteúdo específico, temas ligados a transformações de energia, energia térmica, mecânica newtoniana e eletricidade, principalmente envolvendo circuitos elétricos de residências, são os mais pedidos na prova.

5 passos para aprender e estudar física sem estresse
http://blog.portalexamedeordem.com.br/blog/wp-content/uploads/2015/05/18.jpg


1 - Entenda o movimento

Leia os dados do problema apresentado nos exercícios ou nas provas com muito cuidado, para que consiga entender cada coisa que se passa na situação. A física tem muito a ver com o movimento. Primeiramente, você deve visualizar e identificar o movimento.


2 - Não aplique a fórmula cegamente


Aprender as fórmulas e decorá-las não significa que todos os exercícios estão resolvidos. Quando for usar uma fórmula você deve ter três coisas em mente: quando ela pode ser aplicada, quando não pode usá-la e como essa fórmula foi obtida.


3 - Leis de Newton

Tudo o que é estudado em física clássica deve seguir as leis de Newton. Se você estiver com dúvidas em uma questão, procure aplicar as leis para saber quais forças estão envolvidas, onde e com quais efeitos.


4 - Simplifique a situação

Procure simplificar ao máximo a questão oferecida. Se a pergunta possuir gráficos e tabelas, escreva os dados que estão sendo informados e quais fórmulas poderiam ser aplicadas.


5 - Evite o decoreba

Ao invés de tentar decorar todas as fórmulas, procure entender como elas foram desenvolvidas. Assim será muito mais fácil deduzir qual é a fórmula ideal para o problema apresentado e não dependerá de sua memória para acertar a questão.
Quando você estuda Português ou História, uma lição passada pelo professor abrange, na maioria das vezes, um grande número de páginas de texto. A Física, tal como a Matemática, é mais condensada. Uma lição de Física pode reduzir-se apenas a uma ou duas páginas. Você poderia decorar a lição, mas isto não lhe adiantaria nada. Algumas vezes, o seu trabalho é compreender uma lei. Depois de compreender essa lei - e a lei é muitas vezes expressa por uma equação - e a puder explicar e aplicar na resolução de problemas, você terá aprendido a lição.

Mas quais assuntos estudar para concursos ou ENEM?

 1. Mecânica e movimento dos corpos

Ao todo, os questionamentos que tratam dos estudos da mecânica somaram 22 questões nas últimas três provas. Dessa forma, essa é a matéria que mais incidiu nas últimas edições da prova de física do Enem, segundo Zanella.

Dentro desse guarda-chuva temático, no ano passado, por exemplo, houve questões sobre velocidade e movimento dos corpos. "Os testes de cinemática e estudo do movimento dos corpos são os favoritos pela banca de professores do Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas, órgão responsável pela realização do Enem)", afirma o professor.
 
2. Ondulatória

Dedicada ao estudo das ondas (sejam as de luz, da água ou de qualquer outro meio em que se propaga um pulso), a ondulatória foi o segundo assunto mais corriqueiro nas últimas provas de física do Enem, somando dez questões entre os testes de 2013 e 2014, conforme tabulação do professor Zanella, do Poliedro.

Por sua vez, o professor Eduardo Figueiredo, coordenador de física do Objetivo, recomenda noções da equação fundamental da ondulatória, baseada na velocidade, na frequência e no comprimento de cada onda.
 
3. Eletricidade

Em terceiro lugar nas últimas provas de física do exame estão as perguntas a respeito da eletricidade. "As questões de elétrica são em sua grande maioria voltadas para a análise de circuitos, com perguntas sobre corrente, resistores e potência", diz Zanella, do Poliedro.

Na prova do ano passado, os alunos tiveram que resolver uma questão a respeito de um circuito de iluminação composto por três lâmpadas. Também se depararam com uma questão a respeito do funcionamento de geradores. O professor Figueiredo, do Objetivo, destaca que a ênfase do questionário tem se dado, principalmente, na potência elétrica.
 
4. Termologia/Termodinâmica

Esfriamento, aquecimento... A termologia se dedica à compreensão das manifestações ligadas ao calor e foi um tema explorado com relativa abrangência nas edições passadas do Enem. Ela somou oito questões nos últimos anos, conforme a compilação feita por Zanella.

Houve perguntas sobre calorimetria em provas de anos anteriores.
 
5. Óptica

Por fim, a óptica – ramo voltado à análise das radiações luminosas e de seus fenômenos – também costumou aparecer no Enem dos anos anteriores.

Os professores Zanella, do Poliedro, e Figueiredo, do Objetivo, observam que refração foi um tema que apareceu nos últimos anos nas questões do Enem. Recomenda-se o estudo das lentes.

Bons estudos! 

Conteúdo mais visitado

Entre em contato conosco através do nosso email:
contato@euastronomo.com.br