Como iniciar na Astrofotografia Planetária Amadora

Como iniciar na Astrofotografia Planetária Amadora

                Ao iniciar na astrofotografia planetária, deve-se ter em mãos os equipamentos necessários para o feito, câmeras simples e telescópios de pequena a grande abertura, podem obter grandes detalhes dos astros após processados. 
              Então vamos a eles:
             1. CÂMERA DO CELULAR  - Um telescópio refletor médio-grande de 114mm com distância focal de 1000mm, pode obter fantásticas fotos da Lua utilizando apenas, a câmera do celular, como nas fotos abaixo: 
        

​         
             As fotos da Lua foram feitas, a partir das próprias oculares que compõem o telescópio refletor de 114mm, uma ocular de 6mm (á esquerda) e outra de 25mm (á direita), com a câmera do celular adaptada a ela. De fato até mesmo um telescópio refrator ou refletor, pode-se iniciar com as astrofotografias lunares com câmera do celular. O segredo é praticar várias noites, até que chegue no êxito final. Vale ressaltar que um telescópio de 70mm ou maior que 200mm, podem obter os mesmos procedimentos ; Seja refrator ou até mesmo refletor.           Como parte dos exemplos, com câmera do celular pode-se obter fotos fantásticas das manchas solares. Mas esse procedimento vale ressaltar, o uso adequado de um filtro solar para o telescópio, caso contrário, não irá registrar com eficiência. Veja as fotos abaixo, das manchas solares, registradas com câmera do celular:

           
                     Astrofotografia Solar - Câmera do Celular telescópio refletor 114mm f/8
           2. WebCam HD, são mais eficientes? 
       De fato uma boa câmera simples que seja HD, obtém melhores registros, uma recomendação é que invista em uma WebCam Logitech C270 HD com 720P ou superior.              Para a gravação deve ter o software "SharpCap" instalado em seu notebook; Para os processamentos e empilhamentos usa-se o "AS!2" e o "REGISTAX 6", para a resolução final, pode optar pelos softwares "PhotoScape" ou "PhotoShop". Para alinhamento planetário usa-se o "PIPP"         Para gravação com WebCam, deve retirar a lente principal dela, e deixar apenas o sensor exposto, e adapta-la no focalizador do telescópio; Ao invés de colocar a lente no focalizador do telescópio, coloca-se a WebCam, e  daí pode iniciar a gravação. 
     Ordem de gravação e processamentos:         1. SharpCap;   -  2. PIPP;  -  3. AS!2  - 4. Registax 6            Obs.: Pode-se gravar a Lua e os Planetas usando o software "SharpCap"; O "PIPP" é responsável para alinhamento planetário, não serve para a Lua e suas Crateras.

     





Astrofotografias Planetárias com Logitech C270 HD - Telescópio Refletor 114mm - f/8 

      Os telescópios mais indicados para registros planetários, são os telescópios com longas distâncias focais, superior a 1000mm.     Vale ressaltar ao iniciante, que de primeira não irá conseguir bons resultados nos registros estimados, leva tempo e muita dedicação, praticando muito, fazem-se bons registros, sempre buscando a evolução na Astrofotografia; Então fique ciente, que o céu durante os registros, esteja favorável, como por exemplo o"Seeing", a temperatura atm esteja razoável, enfim, sem a umidade do Ar; Todos esses efeitos naturais provocam má qualidade nos registros, evitando todos esses "efeitos naturais", conseguirá bons e belos registros.                                     

  O importante é praticar! Céus limpos á todos!!!  

Autor: David M. Santos
Astrofotografo

Conteúdo mais visitado

Entre em contato conosco através do nosso email:
contato@euastronomo.com.br