Calculando a distância da estrela Antares!

A astronomia sempre impressionou muita gente, talvez a astronomia seja uma das primeiras ciências estudadas pela humanidade, já que, desde a antiguidade, nossos primórdios sempre olharam para o céu na busca de conhecimento dos detalhes do céu noturno.

Hoje, iremos aprender como é calculada a distância entre nosso planeta e uma estrela, usando apenas conceitos trigonométricos simples!
Para isso, iremos utilizar a forma geométrica de um triângulo retângulo e suas propriedades que seria, o ângulo em evidência (ângulo alfa na imagem - α) e os dois catetos (cateto oposto e cateto adjacente)

Depois disso, iremos utilizar apenas uma outra definição trigonométrica, a definição do SENO. Se olharmos a imagem do triângulo retângulo acima, podemos dizer que o Seno do ângulo alfa (α) seria o valor do cateto oposto dividido pela hipotenusa.
Tendo posse dessas duas informações, podemos calcular facilmente a distância de uma estrela! Como podemos fazer isso?
Preparei uma aula completa que ensina passo a passo e todos os detalhes desse cálculo, confira o vídeo abaixo:

No vídeo, citei como exemplo a estrela Anatares, que é a estrela que se destaca na constelação de Escorpião.
Na verdade, podemos calcular muita coisa utilizando esses conceitos, como por exemplo, a altura de prédio muito alto, a distância entre cidades, e muitas outras coisas, mas, como o foco é astronomia, resolvi ir mais longe, ensinando a calcular a distância de uma estrela!
Como perceberam, utilizamos conceitos simples, isso nos mostra como a matemática pode ser compreendida facilmente se utilizarmos ferramentas de apoio, neste caso, a astronomia.

Conteúdo mais visitado

Entre em contato conosco através do nosso email:
contato@euastronomo.com.br