Um sábio uma vez falou:
“A Física é a poesia da Natureza e a Matemática é o seu idioma”
A Física é uma mistura de imaginação com matemática!
Uma grande maioria olha a física pelo lado matemático e ver aquele “bicho de sete cabeças”, o que na verdade, as expressões matemáticas utilizadas na física não passa da maneira de como a natureza se comporta. Vamos pensar o seguinte, você ver algo que te impressiona muito e precisa contar isso para alguém no whatsapp, o que você faz? Escreve, certo?
Uma grande maioria olha a física pelo lado matemático e ver aquele “bicho de sete cabeças”, o que na verdade, as expressões matemáticas utilizadas na física não passa da maneira de como a natureza se comporta. Vamos pensar o seguinte, você ver algo que te impressiona muito e precisa contar isso para alguém no whatsapp, o que você faz? Escreve, certo?
Da mesma forma acontece na
física, Isaac Newton percebeu que existe uma “força” de atração que agem em
todos os corpos por causa de suas massas, o que ele fez? Escreveu! Dando origem
a Lei da Gravitação Universal, mas para isso, ele usou uma linguagem que
poderia descrever tudo isso, em apenas uma forma, ele usou a matemática!
O enunciado da Lei da Gravitação
Universal é: “Dois corpos se atraem com forças cuja
intensidade é diretamente proporcional ao produto de suas massas e inversamente
proporcional ao quadrado da distância que as separa”.
Mas não seria bem mais fácil
escrever como na fórmula baixo?
(Lei da Gravitação
Universal de Newton)
Vamos entender a fórmula?
Veja como é simples!
F = força gravitacional entre dois objetos
mA = massa do primeiro objeto
mB = massa do segundo objeto
d = distância entre os objetos
G = constante universal da gravitação
Logo, essa Força será a Constante da Gravitação multiplicada pela massa do objetivo um, o resultado se multiplica pela massa do objeto dois que será dividida pelo quadrado da distância entre esses dois objetos!
Mas como assim "Constante"?
É um valor invariável, ou seja, que não varia, que na Física, essa constante é:
Por isso que a Física é a poesia
do Universo, pois descreve tudo o que acontece em nosso espaço, e a matemática
é o idioma, pois nos ajuda o modo de como interpretamos o universo.
A relação entre matemática e
física é um tema tratado por filósofos, matemáticos e físicos desde a
Antiguidade. Em geral, considerada uma relação de grande intimidade, a
matemática já foi descrita como uma "ferramenta essencial para a física” e
a física já foi descrita como "uma rica fonte de inspiração e insight para
a matemática".
Entendendo esses conceitos da física, você entenderá melhor como a matemática funciona e assim, se tornando bom nos dois!
A física se relaciona com várias outras ciências, entre elas a química e a matemática, no entanto há ente a física e a matemática uma relação de proximidade muito maior, que possibilita assim dizer que a física não vive sem a matemática. Tanto no ensino médio quanto no ensino superior é possível de se perceber a clara relação de interdisciplinaridade que existe entre essas duas ciências. Isso fica claro para os alunos, principalmente para àqueles que iniciam no estudo da física, a partir do momento que é dada a partida para a resolução de problemas de física, momento no qual se faz necessária a relação das teorias físicas com a aplicação de equações matemáticas. Mas o porquê dessa ligação tão forte da física com a matemática?
Ao longo de toda história da física, muitos dos cientistas que contribuíram para a descoberta e evolução de conhecimentos eram matemáticos, alguns deles chegaram a criar ferramentas matemáticas para os que necessitavam descrever a ocorrência de fenômenos. Isaac Newton foi um desses cientistas. Ele criou, por exemplo, o cálculo diferencial, de modo a descrever os movimentos que os corpos realizavam.
Na matemática está contida milhares de ferramentas que possibilitam à física entender e descrever fenômenos que ocorrem diariamente ao nosso redor como, por exemplo, a movimentação dos corpos. Física e matemática são ciências que estão ligadas fortemente uma na outra e não vivem isoladamente, ou seja, separadas, necessitando uma da outra para descobrir e explicar os muitos fenômenos que ocorrem na natureza.
Gostou? Compartilhe nas redes sociais!